top of page
Foto do escritorEngenheira Especialista Carla Heinzen

O que é impermeabilização, por que ela é importante e como impermeabilizar


O que é impermeabilização e impermeabilizantes?


Impermeabilização é um processo no qual algo (como equipamentos e superfícies) se tornam impermeáveis, ou seja, passam a não permitir a passagem de água. Para este processo são usados impermeabilizantes, que são substâncias com capacidade de deter a água e por vezes fungos e bactérias. Normalmente agem tanto reduzindo quanto eliminando a porosidade.

Tijolos à mostra e com água em sua superfície ilustrando que a água não penetrou e, portanto, a superfície é impermeável.
Imagem ilustrando a impermeabilização

Por que impermeabilizar?


Os materiais de construção possuem capilares (entradas, pois não são completamente rígidos e preenchidos), e a água é conduzida através deles pela tensão superficial.


A umidade ascendente é a absorção de água por capilaridade, que ocorre quando há contato direto com a umidade, ocorrendo comumente em fachadas e locais que se encontram em contato direto com o terreno sem impermeabilização.


Caso a água seja absorvida onde há contato direto com o solo, de forma permanente sem eliminação dela, esta água será levada para cima de forma gradual através da capilaridade. Isto pode levar a ocorrência de diversas patologias.



O que pode acontecer se não houver a correta impermeabilização?


As patologias que podem ocorrer são patologias relacionadas a ocorrência de umidade, como por exemplo a formação eflorescência, deterioração do revestimento, perda de aderência do revestimento ao substrato, ocorrência de mofo e formação de bolor, manchas de umidade, danos estéticos a edificação e até mesmo danos estruturais por possível corrosão às armaduras.



Como impermeabilizar?


A impermeabilização horizontal é o método mais eficiente para evitar a umidade ascendente.


A infiltração ou fluxo superficial, ocorrem em locais que encontram-se em contato com o solo e não tenham sido impermeabilizados verticalmente de maneira eficiente, onde irá ocorrer absorção de água do solo, que pode ser intensificada se a umidade estiver sobre pressão, como por exemplo pisos com desnível com fluxo de água, o sistema de impermeabilização vertical deverá ser empregado, e caso seja necessário deverá ser feita a drenagem.


É necessário que seja feita uma boa impermeabilização independente do tipo de fundação adotada. O método de impermeabilização mais comum é a que utiliza tinta asfáltica de grande aderência que penetra nas falhas das camadas, devendo ser aplicada em duas demãos em forma de cruz.



Quais normas devo consultar para fazer um projeto de impermeabilização?


É importante que ao fazer um projeto de impermeabilização, haja o conhecimento das normas. Existem algumas normas técnicas que definem os métodos corretos para projeto e execução de uma boa impermeabilização:

  • NBR 9575 – Impermeabilização – seleção e projeto;

  • NBR 9574 – Execução de impermeabilização;

  • NBR 15575 – norma de desempenho;

  • NBR 9952 – manta asfáltica para impermeabilização;

  • NBR 9686 - Solução e emulsão asfálticas empregadas como material de imprimação na impermeabilização.


 

Este conteúdo é parte do compromisso da Forbee Engenharia de descomplicar a Engenharia Civil para os brasileiros. Ainda não conhece a Forbee? Saiba mais sobre nossas soluções e nossa história aqui.



Sobre a autora


Carla Heinzen é formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Se especializou em Prevenção contra Incêndio e Pânico (área pela qual é apaixonada) e em Estruturas de Concreto. Atualmente é diretora do time de Engenharia da Forbee.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page